terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

ORTODOXIA HUMILDE

A palavra ortodoxia refere-se ao pensamento correto sobre Deus. Diz respeito à crença e ao ensino baseados nas verdades da fé. São aquelas verdades que não mudam, mas nos direcionam a pensar com justiça em um mundo tortuoso.

 Alguns exemplos de ortodoxia:
  • Há um só Deus que criou todas as coisas;
  • Deus é um só em três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo;
  • A Bíblia é a palavra de Deus para a humanidade;
  • Jesus é o eterno Filho de Deus, nascido de uma virgem;
  • Jesus morreu pelos nossos pecados;
  • Jesus ressuscitou dos mortos;
  • Jesus retornará um dia para julgar o mundo.

 Um dos problemas com a palavra ortodoxia é que geralmente ela é usada quando alguém está sendo repreendido. Assim, ela adquiriu uma má reputação. Como um irmão mais velho que sempre se esconde na tentativa de flagrá-lo fazendo algo errado.

Temos dois tipos de ortodoxia (duas formas de falar a verdade). Primeiramente a ortodoxia arrogante, que é o modo de transmitir a doutrina de uma maneira rude e antipática. Sendo arrogantes e desrespeitosos em nossas palavras e atitudes com as pessoas. Se alguém pensa que a ortodoxia arrogante não existe, essa pessoa nunca leu certos comentários de alguns blogs cristãos. Um dos erros frequentemente cometidos por nós cristãos é que aprendemos a repreender como Jesus, mas não a amar como Jesus.

Por outro lado temos a ortodoxia humilde que defende as verdades bíblicas sem ferir as pessoas. Nós cristãos precisamos ter um compromisso com a doutrina. Precisamos ser corajosos em nossa posição em favor da verdade bíblica diante da sociedade e do mundo. Mas também precisamos demonstrar graça em nossas palavras e em nossas interações com as pessoas. Devemos nos importar profundamente com a verdade e também devemos defender e compartilhar essa verdade com amor e humildade.

 O amor genuíno e a humildade de coração diante de Deus e das pessoas são essenciais para todo aquele que se diz cristão. Em I Pedro 5.5b diz: Sejam todos humildes uns para com os outros, porque "Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes".

Resumindo, algumas pessoas amam a doutrina bíblica, mas são desagradáveis, contestadoras e arrogantes. Outras são agradáveis e inofensivas e se consideram livres para escolher quais das doutrinas cristãs históricas acolherão. Mas Deus quer que nos importemos com as verdades da fé e, ao mesmo tempo, tratemos os outros com amor e humildade. A verdade é que Ele quer, e isso se chama ortodoxia humilde!

(Post baseado no livro Ortodoxia Humilde de Joshua Harris e Eric Stanford.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário