quarta-feira, 27 de agosto de 2014

REMORSO X ARREPENDIMENTO


Às vezes sem ter o devido conhecimento as pessoas usam as palavra remorso e arrependimento como sinônimos, porém na nossa vida elas possuem resultados e significados diferentes, e sobre esse assunto gostaria de conversar com você hoje.
A luz da bíblia é possível comparar as atitudes de Pedro e Judas. No livro de Mateus capítulos 26 e 27 vemos claramente o arrependimento de Pedro logo após ter negado a Jesus por três vezes , quando o galo cantou Pedro caiu em si, e viu a realidade de sua natureza humana e chorou muito em arrependimento. Logo após vemos Judas com tanto remorso que se suicidou.
Quando sentimos remorso das coisas que fizemos ficamos tristes, abatidos, podemos até sentir vergonha do que fizemos, mas o tempo passa e voltamos a repetir o mesmo erro.
No arrependimento é diferente: mudamos de rumo,  de atitude, caímos na real dos pecados que estávamos cometendo e a partir daí mudamos de vida. Pois o remorso nos leva para morte, já o arrependimento gera vida, o remorso nos leva novamente ao pecado e o arrependimento nos conduz a santificação.
Analisando minha vida vejo que muitas vezes quando pensava que estava arrependida dos meus pecados, estava-me alto enganando, pois eu amava o pecado e não me queria ver longe dele, longe das pessoas que me influenciavam a fazer coisas que desagradam a Deus. Mas teve um dia que a Palavra de Deus entrou no meu coração como uma espada e separou aquilo que agradava a Deus do que não agradava, em lágrimas eu descobri o verdadeiro arrependimento das coisas que já cometi e que entristeceram a Deus, e comecei a sentir nojo, vergonha e ódio daquilo que tinha feito.
Descobri o perdão de Deus para minha vida, pois não importa o que já fizemos nessa vida, “Deus perdoa e não olha pra trás, Sua voz ecoa: Filho vai e não peques mais.”
E quando encontramos o verdadeiro arrependimento, conseguimos testemunhar a mudança que Deus fez em nossa vida, com humildade, vergonha, porém certos que Cristo morreu pelos nossos pecados, e que somos novas criaturas e devemos anunciar que Ele cura, liberta e transforma! Pois o verdadeiro arrependimento gera frutos. Assim como está em Mateus capítulo 3 versículo 8: “Dêem fruto que mostre o arrependimento!”
Arrependimento requer uma mudança completa em nosso ponto de vista - olhar as circunstâncias como Deus as vê. Olhar para uma situação e pensar “O que Jesus faria no meu lugar?” Essas decisões muitas vezes não são simples de ser tomadas, pois estamos lutando contra o diabo, o mundo e nossa própria carne pecaminosa. Mas em meio a tantas tentações que enfrentamos, quando escolhemos Deus e seguir o caminho estreito, temos a certeza que estamos agradando a Deus, e a recompensa é a vida eterna!
E como diz o ditado “quem não vem por amor, vem pela dor”. Às vezes precisamos passar por grandes tristezas para nos arrepender, mas alegre-se mesmo assim, pois o importante é que ela nos leve a salvação como diz 2 Co 7:9-10:
"Agora, porém, me alegro, não porque vocês foram entristecidos, mas porque a tristeza os levou ao arrependimento. Pois vocês se entristeceram como Deus desejava e de forma alguma foram prejudicados por nossa causa. A tristeza segundo Deus não produz remorso, mas sim um arrependimento que leva à salvação, e a tristeza segundo o mundo produz morte." 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário