sábado, 15 de junho de 2013

ESPERANÇA

Hoje minha carta para Deus é baseada no último capítulo do livro DEUS ESTÁ NO CONTROLE do autor Max Lucado. Ao se referir à esperança ele fala sobre a absurda dependência que devemos ter de Deus. Esse livro é muito bom, mas esse capítulo é especial, pois todas as vezes que leio me sinto forte e confiante. Parece que foi escrito especialmente para mim, e é claro que as lágrimas escorrem pelo meu rosto em sinal de felicidade, pois Deus está cuidando e me ensinando a encher o coração de esperança.

A esperança está relacionada muito ao pensamento, por isso devemos aprender a enxergar o lado bom das coisas (é muito difícil, mas não impossível). Ao olhar a imagem abaixo o que você vê?
O otimista vê o copo quase cheio. O pessimista vê o copo quase vazio. O realista vê o copo com metade de água. Pode parecer um simples pensamento, mas é preciso ver o lado bom de todas as situações, ser otimista desde um pequeno copo de água a uma circunstância devastadora.

Quando aprendermos a ver as coisas da maneira de Deus, observamos seu controle no meio de uma doença, o conforto quando nosso coração está abatido, ou simplesmente seu amor quando nos sentimos sozinhos. Vemos não com os olhos, mas com a fé, pois a fé gera esperança. E nós que acreditamos em Deus, sabemos que existe muito mais coisas do que os olhos podem ver. Pode existir uma montanha a nossa frente, mas conhecemos aquele que pode remover-la, pois a esperança está à distancia de um olhar.

“Nosso problema não é Deus não dos dar aquilo pelo que esperamos, mas sim o fato de não sabemos qual é a coisa certa pela qual esperar.”

Essa frase é a melhor do mundo, porque esperança não é aquilo que esperamos que vai acontecer, é aquilo que nunca sonharíamos. É quando você fala “me belisque porque estou sonhando”. A esperança não é um desejo nosso ser realizado, mas sim em ser dependente de um Deus que adora nos surpreender e ainda estar presente para ver nossa reação de felicidade, aquele sorriso de oitenta e dois dentes e olhos brilhantes que não dá para esconder de ninguém.

Hoje podemos não entender a tempestade pela qual estamos passando, mas assim como Jeremias quando estava triste, com sua fé fraca, seu corpo doendo, deprimido, olhou para Deus e disse:
“Todavia, lembro-me também do que pode me dar esperança: graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis. Renovam-se cada manhã; grande é a sua fidelidade! Digo a mim mesmo: A minha porção é o Senhor; portanto dele porei a minha esperança.” (Lm 3:21-24)

Eu paro e imagino Jeremias deixando de olhar para os seus problemas e declarando isso ao Senhor. Na vida de Jeremias a tempestade não acabou, mas seu desânimo sim. Assim também nós podemos passar pelas provas de duas maneiras: deprimidos e arrasados ou fortes e confiantes em Deus. E mesmo que você não consiga ter esperança, peça a Deus, pois ele vai colocar isso em seu coração. Ele te ama da maneira que você é, mas se recusa a deixar–lo assim. Ele quer que você tenha um coração cheio de esperança!

 “Que o Deus da esperança os encha de toda alegria e paz, por sua confiança nele, para que vocês transbordem de esperança, pelo poder do Espírito Santo.” (Rm 15.13)

Fica conosco hoje e sempre, amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário